terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A Parábola Da Ovelha Perdida (Nos Dias De Hoje)

  
Autor: Autor desconhecido
Tema: Escolhas na vida
Personagens: Jovem, Luxo, Sexo, Vício, Morte, Pastor.
Tempo aproximado: 20 minutos
Sinopse: Jovem experimenta tudo o que lhe é oferecido, mas volta para igreja e Jesus.

Abre-se a cortina, e é encenada a seguinte situação: um Pastor está finalizando um estudo bíblico sobre os perigos e tentações que o mundo oferece ao jovem cristão. Acabada a reunião de jovens, ao ir para casa, uma jovem vai encontrando pelo caminho várias tentações que lhe irão desviar do bom caminho. A jovem então vai para casa. Encontra a primeira tentação o LUXO. Este seduz o jovem com o poder, dinheiro, as alegrias e prazeres do mundo... Os males estão espalhados, Mas perto da garota.

Pastor: E assim meus irmãos, encerramos esta reunião sobre os perigos e tentações que o mundo oferece ao jovem cristão hoje. Que a graça do nosso Senhor esteja com todos! Amém. (todos vão embora; A jovem então vai para casa. Encontra a primeira tentação o LUXO. Este seduz o jovem com o poder, dinheiro, as alegrias e prazeres do mundo...)

Jovem: Nossa! Quem é você?

Luxo: Não interessa quem sou! O que interessa é essa roupa horrível que você está usando. Tá péssimo!

Jovem: Por que? É uma roupa normal, como qualquer outra...

Luxo: Aí é que esta! Para fazer sucesso no mundo é preciso ser como eu (mostra as jóias e as roupas que esta vestindo). Você tem que ter roupas bonitas, elegantes. Tem que ter muitas jóias, dinheiro. Se você não tiver isso, vai continuar sendo uma ninguém, as pessoas não prestam atenção em você. Duvido que, vestida desse jeito, você consiga arrumar um namorado. Vai se produzir, vai fazer qualquer coisa! Mas não fica desse jeito, e sai de parto de mim que breguice pega!

A jovem fica pensativa, e começa a pensar na possibilidade de “mudar o visual”. Aparece uma amiga, que vai representar o SEXO. A amiga conta para a jovem uma experiência que teve ao sair de uma festinha.

Sexo: Oí, menina! Tudo bem?

Jovem: Tudo bem, e você?

Sexo: Comigo, melhor impossível. Se você soubesse o que eu fiz no sábado passado depois de uma festinha...

Jovem: O que? Conta logo que eu já estou curiosa!

Sexo: Fui numa festa, e lá encontrei com um gato, lindo, maravilhoso e começamos a nos paquerar. Querida, não teve jeito! Saímos da festa e resolvemos dar uma voltinha. Olha, Foi demais! Você tem que experimentar. No próximo sábado tem outra festa. Se você estiver a fim de ir...

Jovem: Mas tem culto da juventude! E eu nem sei como vai ser essa festa.

Sexo: Que juventude o que! Vamos na festa, que eu te apresento um garoto lindo. Aí você sai com ele, e... Querida, te garanto que é muito bom. Essa festa vai ser “do cabide”!

A jovem começa a achar a possibilidade de ir na festa como um bom programa prá sábado à noite e acaba deixando a juventude de lado. Fica a imaginar como será o tal garoto que a amiga irá apresentar.

Nesse momento, entra no palco uma garota viciada. Cigarro na mão, visual “grungue”, etc., a jovem fica totalmente espantada ao ver aquela “figura”. Esta, então, lhe oferece o “bagulho”. O VÍCIO será a tentação mais terrível para, agora, ex-jovem cristã.

Vício: Que é que foi, cara? Tá afim? (oferece a droga para a jovem)

Jovem: Sei lá... O que é isso? Prá que isso serve?

Vício: O que, isso aqui, ah, você viaja... Você vê o mar, o céu, o mundo todo... É um barato... Experimenta?!? Tenho certeza de que não vai se arrepender.

Jovem: Ah, não sei se devo.

Vício: Vai, pega, é só um trago, não vai ti fazer mal.

A jovem aceita, experimenta e gosta. Vai viajando, viajando... E é nesse ponto que começa o grande drama, quando a MORTE começa a lhe rondar.

Morte: Vamos! Vamos! Acelera as coisas para mim! Estou ansioso para levá-la ao meu reino.

Jovem: (assustada, a jovem começa a perguntar quem está falando) Quem é? Quem está falando, não vejo ninguém aqui? O que está acontecendo, comigo? ( começa a rodar tonta e desesperada)

Morte: Você não pode me ver, mas pode apenas me ouvir. O que eu mais gosto nas minhas vítimas é esse desespero das horas finais. Mas vamos, (com bastante ironia) ande logo com isso que eu não tenho o dia todo, estou com pressa. Tente uma overdose. Você viaja muito mais e pode morrer logo também. Vamos lá, tome uma decisão, viver ou ...

A fala da MORTE é interrompida por um grito da jovem.
Jovem: - CHEGAAAA!!!!!!

A MORTE sai do palco. A jovem caída no chão fica tentando se livrar de todas as tentações que começam a circular em torno dela. E lhe lançam todo tipo de palavras de desprezo.

Luxo: Eu não disse? Eu não falei? Continuou a mesma cafona de sempre. Não tem dinheiro, não tem poder, não tem nada. Só podia ficar deste jeito.

Sexo: Burra! Sonsa! Não conseguiu nem segura aquele gato. Não vai arranjar namorado nunca desse jeito.

Vício: Prá que foi querer usar demais o “bagulho”? Não foi desse jeito que eu ti ensinei! Até eu sei que muito faz mal... É uma tonta mesmo, não vai entrar na onda nunca.

Morte: Morrer?!? Nem isso você sabe fazer direito. Quero mais é que você sofra muito aqui no mundo, pois o inferno será um consolo mais que “ardente”.

Nesse momento, as tentações e a morte se agrupam de um lado do palco, e entra mais um personagem, Jesus.

Jesus: Larguem-na! Esta vida foi Comprada pelo meu sangue! Eu a amo!

Males: ela está cheia de pecados! Não pode ter direito a vida eterna!

Jesus: Afastem-se! Eu a limparei com o meu sangue precioso, sangue carmesim! Eu sou aquele que perdoa pecados e que purifica vidas! Com meu sangue derramado na cruz do calvário, ela ficará mais branca do que a neve!
(os males saem)

Jovem: Jesus, por favor, me aceita de volta (chorando) eu errei tanto, estou arrependida. por favor, deixe-me ficar contigo!

Jesus: aquele que vem a mim de maneira nenhuma lançarei fora! Venha filha, entra no gozo do teu Senhor!

Eles saem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu cometário sobre as postagens!
Obrigada!!